PASSEIO DE FINDE: Avenida Costanera

Fim de semana passado fez um dia lindo e decidimos ir caminhar pela Avenida Costanera (nome completo: Avenida Costanera Rafael Obligado, ou Avenida Costanera Norte), que tem um calçadão à beira do Rio de la Plata. Recebe o nome Rafael Obligado (1851 – 1920), em homenagem ao escritor argentino, fundador da Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires (UBA).

 

 

A avenida corre ao longo da costa norte do Rio da Prata. É a única avenida que dá diretamente para a costa, e foi construída em terrenos recuperados do rio pelo seu preenchimento artificial, a partir de 1923 e em toda a década de 30, usando terra, por exemplo, da escavação de linha de metro B.

A Avenida nasce na doca F do Puerto Madero, ao norte do bairro da Recoleta, a partir da  Av. Tomás Alva Edison e continua em direção noroeste. No cruzamento com a Av. Jerónimo Salguero, começa o bairro Palermo e aí está localizado o centro comercial Costa Salguero, onde tem casas noturnas e lugares para eventos. Logo depois está a Asociación Argentina de Golf e o Punta Carrasco, outro lugar para exposições e eventos. Seguindo pela Costanera, à direita está o Rio de la Plata, passando pelo pier do Club de Pescadores (construído em 1903, sua casa, com estilo anglo-normando foi declarado Monumento Histórico Nacional), e à esquerda está o Aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque), que ocupa a maior parte ao longo da avenida.

Logo depois do aeroporto, a avenida se divide em dois caminhos: (1) ao sul, continua como Avenida Intendente Cantilo, que termina desembocando na Avenida General Paz, (2) ao norte, segue como Avenida Leopoldo Güiraldes, que passa pelo Balneário Parque Norte e chega até a Ciudad Universitaria da UBA, e se une em uma curva com a Av. Intendente Cantilo.

Nós descemos do ônibus na frente do Club de Pescadores e fomos caminhando por mais ou menos 1 Km, até uma pracinha que está na frente do aeroporto, demos a volta na pracinha, tiramos várias fotos e pegamos o ônibus de volta pra casa…

 

 

O passeio pelo calçadão é super agradável!

 

 

Muitas pessoas vão até lá para pescar, fazer piquenique, tomar mate…

 

 

 

 

 

 

No final da Av Costanera está o Parque de la Memoria, onde tem várias obras artísticas em memória aos desaparecidos da ditadura militar. Não chegamos até lá, mas é um lugar que eu gostaria de conhecer.

Para chegar na Av Costanera, linhas de ônibus 34, 37, 130 e 160.

Anúncios
Esse post foi publicado em Passeio de finde e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s