Ciudad verde!!!

Vinda da cultura curitibana de separar e reciclar todo e qualquer lixo desde pequena, sofri um pouco ao chegar aqui… misturar latinhas de milho com resto de macarrão com um pacote plástico por cima e mais a casca da banana… não dava mais!!! Então resolvi separar meu lixo em casa, fazer a minha parte, e se o zelador mistura tudo no mesmo saco preto, põe na rua e o lixeiro leva tudo junto, eu já não podia fazer nada…

Buenos Aires ainda está engatinhando no assunto… recentemente começaram uma série de campanhas para tentar incentivar uma cidade mais verde, com o menor uso de sacolas plásticas, separação do lixo, uso de bicicletas, etc.

A campanha vem com a Lei 3.147, que proíbe a distribuição de sacolas plásticas nos mercados. Desde o dia 09 de outubro de 2012, os mercados começaram a cobrar pelas sacolas plásticas, incentivando o uso da sacola ecológica. Além disso, os estabelecimentos só poderão vender as sacolas que estejam dentro da Norma IRAM N° 13.610. Que são sacolas mais fortes e mais resistentes que reduzem aproximadamente pela metade o volume médio de sacolas plásticas usadas por compra. Estas sacolas tem um modelo e tamanho padrão, e são das cores preta (para lixo orgânico) e verde (para lixos recicláveis) e custam $0.15 pesos a menor (45cm x 55cm x 17um espessura) e $0.25 pesos a maior (55cm x 60cm x 20um espessura).

A Lei 3.147, de Maio de 2012, tem como objetivo:

* Fomentar a produção de sacolas biodegradáveis;

* Reduzir progressivamente até proibir a entrega de sacolas não biodegradáveis nos comércios;

* Substituir envelopes e sacolas não biodegradáveis por biodegradáveis;

Com estas medidas buscam reduzir 55% das sacolas plásticas entregues na cidade (aproximadamente 580 milhões de sacolas) e trabalham para sua total de desaparecimento.

A excepção vai para açougues, verdureiras, peixarias, comércios de granja, frios, comércios de material hospitalar e outros que por motivos sanitários necessitam continuar usando sacolas plásticas não biodegradáveis.

Além disso, criaram o projeto “Centro Verde Móbil“, que é o primeiro ponto itinerante e sustentável de coleta de materiais recicláveis da cidade. O Centro foi construído num container reciclado, possuí 16 módulos solares em 4 painéis localizados no teto que geram energia necessária para cobrir 100% de seu consumo energético, está iluminado com a tecnologia de LED, que representa um baixo consumo energético, além de um teto verde, coberto com vegetação e plantas autóctones da cidade. Possui 8 containers para receber os diferentes materiais, sendo 6 de 600 litros de capacidade e 2 de 120 litros.

O Centro funciona de terça a domingo das 10h as 20h e muda sua localização periodicamente para passar por todos os bairros da cidade (em Novembro estará na esquina Vuelta de Obligado e Juramento).

Como funciona?

Separar os resíduos recicláveis em casa e levar os materiais ao centro de coleta nas condiciones requeridas. Ao chegar, o pessoal do Centro pesa e/ou computa esses materiais e entrega um ticket que mostra a quantidade de material destinado à reciclagem. O último passo é depositar cada material no recipiente correspondente. Os materiais são enviados às plantas recicladoras ou aos Centros Verdes da Cidade para serem reintroduzidos como insumos para as diferentes indústrias.

Será um trabalho árduo até conseguir conscientizar toda uma população e desenvolver todo o sistema de coleta e separação, mas sempre devemos começar de algum lugar e com alguma ação… E assim estamos dando os primeiros passos…

Para mais informações sobre separação de lixo em Buenos Aires, acesse Jugá Limpio e Centro Verde Móbil.

Até a próxima! 😉

Anúncios
Esse post foi publicado em Um pouco de tudo e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s