Festas de fim de ano na Argentina

sinos

Aproveitando o clima das festas de fim de ano, vou contar um pouquinho sobre as peculiaridades e diferenças das festas por aqui, com um pouco que eu li e um pouco que me contam, porque afinal essas vão ser minhas primeiras festas na terra dos hermanos

La Navidad

As pessoas normalmente passam dia 24 em casa com a família, e depois os “mais jovens” esticam para a balada.

Aqui não tem nada de peru, maionese, farofa, não! Natal se comemora com um leitão assado e saladas, ou um bom churrasco, regados a muita cerveja, vinho e espumante! (E nada de muita variedade, com aqueles milhões de pratos que cada parente trás).

Os amigos se mandam mensagens à meia-noite, que chega até a colapsar as linhas telefônicas…

No dia 25, se recupera da ressaca fazendo churrasco de novo e complementa com o resto do dia 24… dorme uma sesta, pula na piscina e desfruta o tempo com a família.

Os restaurantes da capital fazem um menu especial para o fim de ano, com preço fechado e meio salgado (mínimo $350 pesos por pessoa, e tem que reservar com bastante antecedência, tanto para o Natal como para o Ano Novo).

O que eu li e percebi é que a decoração natalina não é tão linda e iluminada como a nossa em geral, mas tem os que se destacam na originalidade, como a Cheeky, loja de roupas para crianças. A decoração da vitrine deste ano tem 130.000 botões, 100.000 colchetes, 800 zíperes, 200 metros de fitas e 60 metros de tecidos. Eu vi e fiquei encantada! No ¡Pindalolas! tem um post sobre a decoração da Cheeky com várias fotos, vale a pena conferir: Uma obra prima de Natal.

Outra decoração linda é a árvore das Galerias Pacífico, uma árvore de 13 metros de altura, bem onde está a cúpula das Galerias com seus murais históricos, com 7.000 estrelas de cristal Swarovski, que mudam de cor. É um show!!! (A árvore ficará no shopping até dia 09 de Janeiro 2013)

El año nuevo

Eu li que no Ano Novo o povo da capital some e vai pra costa, Mar del Plata, Miramar, etc… então a cidade fica mais vazia e mais tranquila.

Aqui ninguém usa branco! A tradição é usar calcinha rosa pra dar sorte no amor, mas atenção, que para dar certo tem que ser presente de Natal dado por outra mulher…

A festa do dia 31 nem sempre é com a família, muitos passam com os amigos, sempre regado a muito espumante, vinho ou cerveja (ô povo que bebe). Se passam com a família, depois se encontram com os amigos.

Dia 01, se recupera da ressaca mais uma vez, e manda um churrasco de novo! (e uns remédios para o fígado)

E os fogos de artifício? Não são como a loucura e shows do Brasil, mas sempre tem alguma coisa…

Então, bora comemorar!!!

Aproveito este post para desejar a todos:

Feliz Natal e Excelente 2013!

Que as diferenças sejam superadas,

as emoções equilibradas e as forças unidas!

Felices fiestas!!!

Voltarei em 2013 com mais novidades, curiosidades e histórias para contar!

Até a próxima! 😉

Esse post foi publicado em Curiosidades, Um pouco de tudo e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Festas de fim de ano na Argentina

  1. itanedeborba disse:

    Muito interessante! Gostei da explicação.

  2. Marina disse:

    Não importa o lugar, espero que o papai noel venha bem gordinho, cheio de saúde, amor, paz, alegria e amizade! E que desfrute muito as festas! Tenho saudade, espero que a gente se encontre logo em 2013! Beijos Ma

  3. Oi Lu, depois deste post você passou as festas de final de ano aí? Estamos pensando esse ano passar Natal ou Ano Novo em Buenos Aires, vale pena nesta época? Beijos, Cris

    • luanadeborba disse:

      Oi Cris, tudo bem?
      Ano passado eu passei o Natal aqui, meus pais vieram passar com a gente. E depois o Ano Novo fomos pra cidade do Carlos no interior.

      Bom, tudo depende do que vcs esperam da viagem…
      Eu particularmente não sei se é a melhor época, pois alguns lugares fecham nos feriados de 25 e 01, ceia de Natal e Ano Novo em restaurante é bem caro e com reserva, dizem que é difícil conseguir táxi nessas duas noites, e quase não tem enfeites de Natal pela cidade, e os fogos de artifício dizem que não é grandes coisas… Sei que no Ano Novo tem algumas festas fechadas. Além disso, faz MUITO calor… tipo chega a 35ºC fácil! Sufocante!

      Eu como moradora gostei pq a cidade fica mais tranquila, muito viajam, e ano passado que foi um super feriadão aproveitei com meus pais.

      Se vc me perguntar quando eu acho melhor, eu diria de final de setembro a novembro. O clima é agradável, ideal para passear, o Rosedal está super florido e é lindo e romântico…

      Qualquer coisa, me escreva!

      beijo,
      Lu

Deixe um comentário

