La Guia “T”

Para quem quer vir a Buenos Aires e se aventurar sozinho pela cidade, vale a pena comprar a “Guia T de bolsillo”.

O guia é um livrinho (14 x 10cm, 192 páginas) com o mapa da cidade (capital federal) e todas as possíveis alternativas de transporte público disponível. Ou seja, além de poder se localizar pela cidade, você ainda pode saber como sair daí sem ter que confiar em estranhos. Buenísimo! (Esta semana mesmo o meu guia nos salvou lá pelas bandas de Constitución!)

100_7990

Embora à princípio pareça ser complicado, manuseá-lo é bastante simples. O guia é dividido assim:

– na primeira página está o mapa geral da “Capital Federal” ou “Cidade Autônoma de Buenos Aires” com seus diversos bairros. A grade com os números corresponde aos mapas ampliados do guia (mapas de 1 a 36)

páginas 4 a 23: índice em ordem alfabética de todas as ruas da Capital e a sua localização no guia (mapa e quadrante)

páginas 24 a 95: 36 mapas detalhados com as ruas, estações de metrô, grandes monumentos, centros de interesse cultural, postos de gasolina e praças

página 96 a 179: descrição de todas as linhas de ônibus, com o modelo e cor do ônibus (porque cada linha é de uma empresa diferente), com seus ramais (porque algumas linhas fazem diferentes percursos), e uma breve lista de ruas por onde passa cada linha

páginas 180 a a 192: diversas informações com endereços e telefones de bancos, embaixadas, órgãos oficiais, bombeiros, polícia, hospitais, cemitérios, empresas de ônibus, bibliotecas, teatros, cinemas, museus, recreação e shoppings (super completo!)

página 191: mapa das linhas e estações de metrô

Como se virar com o guia:

Os mapas estão nas páginas ímpares (da direita) e são divididos em quadrantes (colunas de A-D e linhas de 1-6), e as páginas pares (da esquerda) estão divididas em quadrantes correspondentes aos seus mapas.

Isso significa que, por exemplo, se você está em uma rua do mapa 15, no quadrante B2, você pode ver no quadrante B2 da página esquerda correspondente e saber todas as linhas de ônibus que passam nesta pequena região (ou ainda nos quadrantes ao lado que estão perto de você).

 

Em seguida você faz a mesma coisa para seu endereço de destino, por exemplo Teatro Cólon, no mapa 17, quadrante A3, e compara quais linhas de ônibus passam em um e outro para saber qual te leva até lá, neste caso poderia ir com a linha 106. Então é só encontrar onde é o ponto do ônibus (parada del colectivo) e seguir viagem!

Lembrando….

para andar de ônibus, o pagamento é feito EXCLUSIVAMENTE com o cartão SUBE ou MOEDAS. Com moedas as passagens custam de $3.00 a $5.50 pesos, dependendo da distância a ser percorrida. E com SUBE, a tarifa varia de $1.50 a $2.70 peso. Veja a tabela com as novas tarifas, a partir de 21 de Dezembro de 2012.

O “Guia T” é vendido na rua, bancas ou dentro dos metrôs por $10 pesos.

Bom passeio! 🙂

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades, Um pouco de tudo e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para La Guia “T”

  1. Itané disse:

    Legal! Agora posso me aventurar lá pelas lojas dos “mercadores” de cédulas e moedas sem medo de me perder!!!

  2. Pingback: Guia de sobrevivência em Buenos Aires (parte 2)! | ¡Pindalolas!

  3. Bruna disse:

    Muito legal suas dicas… Já posso começar me planejar para viajar a esta cidade linda que tanto tenho vontade de conhecer

  4. Glória disse:

    Graciaaaaaaaaaaaaaaas, me ajudou muito.

  5. Abigail disse:

    Adorei as dicas…valiosas! Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s