PASSEIO DE FINDE: Visita guiada na Casa Rosada

Seguindo a lista de “Resoluções para o blog 2013“, semana passada realizamos o item 4 da lista, fizemos a Visita Guiada na Casa Rosada.

Escolhemos um dia propício, 31 de Janeiro, este ano feriado na Argentina, pelo Bicentenário da “Asamblea General Constituyente del año 1813“, ou apenas “Asamblea del Año XIII“, quando se aboliu a escravidão e se definiu o novo Escudo Nacional Argentino, usado até o dia de hoje.

A Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina e está localizada em frente à Praça de Maio (Plaza de Mayo), uma localização estratégica de onde é possível ver o Congresso Nacional (Palacio del Congreso), o Obelisco e a Catedral Metropolitana.

Uma curiosidade, sua cor é atribuída ao fato de que na época de sua construção o edifício foi pintado com tinta branca misturada com sangue de vaca, tendo a cor rosada, por isso do nome!

A casa tem uma parte que é aberta ao público e uma parte (a principal) que está fechada e só pode entrar com supervisão do guia e das outras pessoas que ajudam a vigiar para que o bando não se disperse pelos cantos da casa… Além disso, na parte do escritório da presidenta, não pudemos tirar fotos… Vou tentar fazer um resumão, pois a Casa é ENORME!

Muitos pátios, e neste, ao fundo, um painel com o mapa das Ilhas Malvinas.

E muitos, muitos salões…

O primeiro que visitamos foi o Salón de Pinturas y Pintores Argentinos del Bicentenário, que está localizado no subsolo e foi a antiga entrada do Palácio de Governo. Foi reaberto em 2011 e por decisão presidencial foi pintado com as cores da bandeira nacional e decorados com pinturas de grandes artistas.

Sala Martín Fierro, em homenagem ao personagem do livro de José Hernández. Na sala tem um painel alucinante do artista Ricardo Carpani sobre o personagem, uma obra de arte interessante e a Bandera del Centenario de la Patria, de 1910, em uma mesa no centro da sala.

Salón de las Mujeres Argentinas del Bicentenário, com painéis de fotos enormes em homenagem às mulheres em diferentes esferas da sociedade e cultura argentinas que abriram o caminho para outras: Eva Perón, Alfonsina Storni, Juana Azurduy, Cecilia Grierson, Lola Mora, Mariquita Sánchez de Thompson, Alicia Moreau de Justo, Tita Merello, Victoria Ocampo, Aime Paime, Paloma Effron e as mães da Praça de Maio e as mães de Malvinas.

E também é o salão onde está o canto que a presidenta dá seus famosos discursos…

Salón de los Científicos Argentinos del Bicentenario, um dos poucos espaços originais da Casa de Governo, inicialmente concebido em 1882, e que foi usado para receber diplomatas estrangeiros. E estão representados através de seus retratos, os cientistas que marcaram as linhas de pesquisa do país com presença no cenário internacional.

Tudo muito lindo e cheio de detalhes…

Salón Eva Perón, onde se encontra a sacada em que Eva Perón apareceu pela última vez. Tem uma antessala com móveis rosa, seguida de uma mesa de reuniões comprida.

O Pátio de Honor ou mais conhecido como Pátio de las Palmeras, é o pulmão da Casa.

E por fim, o Salón Blanco, onde se realizam os atos de governo de maior importância.

Detalhe do Escudo Argentino, na parede do Salón Blanco.

E eu A-D-O-R-O tetos e vitrais…

E como era um feriado importante, na Plaza de Mayo tinha evento gratuito para a população, um palco com show de música, barraquinhas pró governo, manifestantes, divulgação da nova nota de 100 pesos da Eva Perón, etc. E nós pudemos ver de camarote, direto da sacada da Casa Rosada!

Mas a presidenta Cris não vive na Casa Rosada não, ela mora na Residência Oficial de Olivos, que fica fora da capital.

“LA CASA ROSADA ABRE SUS PUERTAS”
As visitas guiadas na Casa Rosada são gratuitas e acontecem todo sábado, domingo e feriado, de 10h a 18h, a cada 10 minutos e duram 1 hora (em espanhol, inglês e português).
Balcarce 50 – Plaza de Mayo – Tel.: 11 4344 3600
Anúncios
Esse post foi publicado em Passeio de finde e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para PASSEIO DE FINDE: Visita guiada na Casa Rosada

  1. Francisca Paulina da Costa disse:

    Muito lindas as imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s