PASSEIO DE FINDE: Ano Novo Chinês 4711

Este fim de semana foi a comemoração do Ano Novo Chinês 4711 – O Ano da Serpente.

O Ano Novo Chinês, mais conhecido como Festa da Primavera na China, é a festa tradicional mais importante do calendário chinês. Os meses chineses são contados pelo calendário lunar e cada ano possui doze lunações. As festividades de Ano Novo tradicionalmente acontecem nos primeiros 15 dias do primeiro mês lunar, que começa com a Festa da Primavera e termina com o Festival das Lanternas.

Cada ano é representado pelo símbolo de um animal que se repete a cada 12 anos. Este é o ano da serpente, um animal que simboliza a inteligência e a sagacidade.

Na Argentina, a comunidade chinesa representa mais de 120.000 habitantes (dados de 2010) e é a maior celebração chinesa da América do Sul. A festa acontece todos os anos no Barrio Chino, em Buenos Aires, que é uma área comercial de 4 quadras no bairro Belgrano. Este bairro tem muitos restaurantes, lojas e mercados chineses, além de um templo budista. O bairro começou a se desenvolver na década de 80, quando os imigrantes recém chegados da China e Taiwán se instalaram nesta zona.

Na região da Plaza Barrancas, onde era o palco das apresentações da comemoração, as ruas estavam cheias de barraquinhas de comidas e bugigangas para vender e tomadas de adultos, crianças, chineses, argentinos e estrangeiros.

CFC – Chinese Fried Chicken… Hilário!!!

Até o Brasil estava apoiando a festa: “Brasil Celebra Año Nuevo Chino” com vitaminas de frutas…

No palco, os discursos eram em mandarim, com tradução subsequente a espanhol. Logo veio a cerimônia da Dança do Dragão e da Dança do Leão. A praça estava lotada de gente buscando sombra, porque o calor era grande.

Depois da apresentação, o dragão passeia pelas ruas do Bairro Chinês, visitando os negócios para abençoar e dar boa sorte ao ano que começa.

Na rua era um vuco-vuco geral, um entra e sai das lojas e mercados. Eu sempre quis ir até lá, mas acabamos indo só nos dias de festa (fomos na comemoração do ano passado também), daí é essa baderna. Tenho que voltar lá num dia normal, pois é possível encontrar de TUDO que não se encontra nos mercados da cidade, incluindo comidas, frutas, temperos, etc.

Associação Cultura Chino-Argentina – http://www.chinoargentina.org.ar/

Feliz Año Nuevo!!! 🙂

Anúncios
Esse post foi publicado em Passeio de finde e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para PASSEIO DE FINDE: Ano Novo Chinês 4711

  1. Itané disse:

    Bonitas fotos.
    A festa é parecida com aquela da Coréia?

  2. Pingback: PASSEIO DE FINDE: “Barrio chino” | buenosairesdalu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s