O positivo e o negativo de um ano e meio

Hoje eu completo um ano e sete meses que me mudei para Buenos Aires (Affff! Tudo isso já?). E esses dias eu estava na cozinha fazendo a janta e pensando na vida que tenho aqui (parece alguém que eu conheço). E em diferentes ocasiões (principalmente quando estou caminhando do lab de volta para casa, nem sei porquê) eu sempre venho pensando “o que eu gosto e o que não gosto de Buenos Aires?”. Então resolvi escrever sobre o positivo e o negativo de um ano e meio morando aqui!

* 3 coisas que eu gosto em Buenos Aires

1. De onde eu moro. Um apê cômodo, em um bairro tranquilo e bem localizado, perto de vários restaurantes, bares, cafés, metrô e, principalmente, do meu trabalho.

2. Da vida boêmia da cidade. Meio estranho falar disso se eu quase não saio em bar ou balada por aqui, mas o que eu acho o máximo é caminhar por Palermo à 00h30 e ver as ruas cheias, é voltar de uma festinha e pegar ônibus lotado à 01h30 da manhã, por exemplo.

3. Dos parques. Apesar da cidade ser suja, poluída e um caos, ainda conserva muitas áreas verdes e agradáveis para passear. Acho que adoro isso porque me faz lembrar minha amanda Curitiba, reconhecida pelos seus tantos parques. Eu deveria fazer mais uso destes tantos parques por aqui…

* 3 coisas que eu não gosto em Buenos Aires

1. A sujeira das calçadas e ruas, com lixo, coco de cachorro, baratas por todo lado, além falta de manutenção das calçadas. Em dias de chuva, eu sempre piso nas lajotas soltas da calçada e me encharco com aquela água imunda que sabe lá do que é composta.

2. O caos geral. O trânsito infernal e caótico, com tantas buzinas, pessoas impaciente e pessoas sem respeito. Os motoristas de ônibus que não respeitam a ninguém. Mortes, roubos, etc. (tá, esse talvez seja um ponto para se odiar em quase qualquer cidade grande).

3. A inflação galopante que anda por aqui. Dá até um desânimo ir ao mercado hoje em dia (se bem que agora o governo colocou uma lei para congelar os preços nos mercados… congelaram no preço alto, e vai saber até quando?). Sempre lembro de quando eu era pequena e que íamos ao mercado fazer a “compra do mês”, um carrinho, às vezes dois, entupidos de produtos para durar até o próximo salário do pai.

* 3 coisas que eu aprendi em Buenos Aires

1. A cozinhar! Quando eu vim pra cá eu não tinha o costume nem a habilidade necessária para a cozinha, mas fui de mansinho, com receitas fáceis, demorando horas para preparar as coisas, e me encantei!!! Hoje já arrisco receitas mais elaboradas, e posso dizer que mando bem na cozinha!

2. Uma nova língua. Eu nunca fui fã do espanhol, mas depois que eu conheci o Carlos, mudei de opinião! (Por que será?) Quando me mudei eu sabia pouco e tinha vergonha de falar, afinal entre nós sempre falamos em português. No começo eu aprendi bastante “de ouvido”, no lab, no mercado, na tv. Mas eu sentia a necessidade de aprender regras da língua, saber o porquê das construções de frases, etc. Foi quando, há um ano, eu comecei aulas particulares de espanhol e que me ensinam muita coisa, muito além da língua em si! Obrigada, Adriana! Ainda tenho muito que aprender, mas fico orgulhosa quando as pessoas me elogiam pelo meu espanhol. *-*

3. A conviver em casal. Essa não foi uma tarefa fácil devido a distintos fatores e à tantas mudanças e adaptações, mas hoje posso dizer que funcionamos muito bem juntos e aprendemos muito um com o outro.

* 3 coisas que eu sinto saudades morando em Buenos Aires

1. Família – sempre! Estar perto de todos que eu amo, ver o Murilo crescer de perto, acompanhar o desenvolvimento do Nicolas, estar presente nas reuniões familiares, do café na casa da vó… Sinto muita falta de todos!

2. Amigos. Fiz amizades aqui, mas poucas, e demorei muito para consegui-las. Mas não substituem meus velhos amigos e amigas. Sinto falta de amigos para ligar e bater um papo, amigas para fofocar e confidenciar, bater perna no shopping, ir ao cinema, ir uma na casa da outra…

3. Algumas comidas que aqui são muito caras, ou eu não encontro ou não tem o mesmo gosto. Mamão papaia no café da manhã, manga Palmer, creme de abacate, feijão de verdade, filé mignon macio, açaí na tigela, entre muitas outras.

* 3 coisas que eu escuto quando falo que sou brasileira

1. Do Brasil, e o que você está fazendo aqui? (porque eles adoram o Brasil e sonham em ir para lá, e não o contrário!)

2. “Brasil, o mais grande do mundo!” (pensando que estão falando português, até eu explicar que “mais grande” não existe em português.)

3. Além de muitas besteiras e comparações entre Pelé e Maradona. (principalmente dos meninos do lab, claro!)

É isso aí! Como já diria um senhor sábio “A vida é feita de escolhas“, e elas sempre vem acompanhadas de um lado positivo e um lado negativo…  E no balanço desse um ano e meio posso dizer que VALEU A PENA!

Nos vemos na próxima! 😉

Esse post foi publicado em Um pouco de tudo e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para O positivo e o negativo de um ano e meio

  1. itanedeborba disse:

    É, filha, eu fico contente que, ao pesar tudo, o saldo é positivo.
    Tendo a iniciativa e a decisão de fazer o melhor, nos contribuímos para que o saldo tenda a ser positivo. E você(s) batalhou(aram) bastante para isso. Legal!

  2. Ma disse:

    Minha Amiga, claro que estou chorando… Sinto muito sua falta, mas sei que voce foi atrás da sua felicidade e por isso também fico MUITO feliz que esteja valendo a pena. Voce sabe que eu, mais que ninguém, acredito que temos que VIVER o que QUEREMOS viver, por mais obstáculos ou por mais difícil que seja! Nós somos FODA! E ve se voceS voltam logo… 😉 bj

  3. Celina disse:

    Sem manga palmer!!! Credo, como faz pra viver sem manga palmer?
    Bjs.

    • luanadeborba disse:

      Oi Celina,
      Pois é, manga é tudo de bom, né? Muita saudade…. aqui, além de cara, não tem o mesmo gosto…
      Obrigada pelo comentário!
      Vi que vc também tem um blog, vou acompanhar!
      beijos

Deixe um comentário

