3 curiosidades argentinas V

1. Cartão azul – para dirigir carro de outra pessoa

Aqui, para dirigir o carro de outra pessoa não basta ter o documento do carro (além da carteira de habilitação, é claro), é necessário ter um documento que autoriza a pessoa a dirigir este carro, o cartão azul. A autorização não é nem para dirigir qualquer carro e nem para deixar qualquer pessoa dirigir seu carro, ele é específico e único.

INFO: O cartão azul entrou em vigor em todo o país em março de 2006 devido ao aumento de veículos roubados e que eram levados da Argentina.

2. Placa dos carros

Aqui as placas tem a mesma identificação em todo o país, ARGENTINA no topo e 3 letras e 3 números (diferente do Brasil, que indica a cidade e estado onde o carro é registrado).

Até 1994 a primeira letra identificava o estado onde o veículo foi registrado, mas para garantir maior segurança jurídica do automóvel, além de combater os diversos tipos de crimes relacionados a ele, em 1993 o Governo Nacional decretou que todos os veículos novos vendidos seriam incorporados ao novo sistema de emplacamento, reorganizando as letras (ver mais aqui).

3. Condutor principiante

Aqui existe uma lei (Ley De Tránsito Nº24449 – Artículo 13d) que diz que motoristas que acabaram de tirar a carteira de motorista devem dirigir, pelos primeiros 6 meses, com um cartaz visível, tanto na frente como na traseira do veículo, identificando que é principiante. E aqui na capital ainda tem outra lei (Ley 2.148) que reforça a anterior, além de indicar que principiantes não podem circular por ruas com velocidade superior a 60Km/h.

Eu achei essa lei o máximo!!!

Veja também:
3 curiosidades argentinas I
3 curiosidades argentinas II
3 curiosidades argentinas III – especial números
3 curiosidades argentinas IV
Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades, Um pouco de tudo e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para 3 curiosidades argentinas V

  1. itanedeborba disse:

    Seria interessante sensibilizar nossas autoridades para incorporar essas duas medidas, que, a meu ver, são muito úteis. Ao invés de ficar renomeando ruas, batizando parquinhos, poderiam pensar em algumas úteis como essas.

  2. Pingback: Curiosidades del castellano – sugestão da leitora! | buenosairesdalu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s