25 de Maio, um feriado e uma tradição!

Aqui na Argentina, dia 25 de Maio é um feriado tão importante
quanto 9 de Julho (Dia da Independência)!

No dia 25 se comemora a Revolução de Maio, que foi um movimento sociopolítico, com uma série de eventos que aconteceram na “Semana de Mayo” (entre o dia 18 e 25 de maio de 1810), em Buenos Aires, que na época era a capital do vice-reinado do Rio de La Plata que estava sob o domínio da Coroa Espanhola. A revolução resultou na deposição do vice-rei Baltasar Hidalgo de Cisneros e sua substituição pelo Primeiro Conselho de Governadores.

Por ser te tanta importância, 25 de Maio é um feriado que não muda de dia, independente do dia da semana que caia (Como assim? Aqui existem alguns feriados que, quando caem no fim de semana, são modificados para a segunda-feira seguinte, os chamados “feriados trasladables“, com a justificativa de incentivar o turismo). Clique aqui para ver a lista completa de feriados na Argentina.

Durante a Semana de Mayo, é comum ver as pessoas usando escarapelas na roupa (uma espécie de broche com as cores da bandeira), como símbolo de patriotismo e respeito. Nas barraquinhas de jornal da Av. 9 de Julho tem uma variedade imensa para comprar.

Além disso, por tradição, no dia 25 de Maio (e no dia 9 de Julho), os argentinos comem locro, um guisado de carne suína e bovina à base de abóbora, feijão e milho. Desde os povos indígenas que habitavam o continente americano até o presente, este prato ainda é preparado e adaptado, usando outros ingredientes, mas mantendo sua forma clássica de preparação. Existem muitas receitas dando volta por aí, mas 2 coisas não variam: sua base de vegetais e o procedimento de preparo, em fogo lento por muitas horas!

Se deu vontade de saber se prepara e provar esse prato típico, entra no site da Utilísima (um canal de culinária local) que tem várias receitas, inclusive da clássica Dona Petrona (um dia vou escrever sobre ela), no programa “Doña Petrona por Narda“, veja  aqui!

A Mari do Hotel Querido também escreveu sobre o Feriado, Meu feriado argentino preferido!. Dá uma olhadinha no que ela tem para contar!

Bom feriado a todos! 😉

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades, Eventos na cidade, Menu do dia, Um pouco de tudo e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para 25 de Maio, um feriado e uma tradição!

  1. itanedeborba disse:

    O motivo do dia 25 de maio ser feriado deve ser porque, bem no finalzinho dele, eu nasci… hehe

  2. Pingback: Feriado pátrio com chuva e música andina | buenosairesdalu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s