Objeto #33: Agenda

Hoje é sábado, dia de Projeto “52 Objetos“.

Objeto #33: Agenda

Onde?

Na mesa do escritório ou na mochila.

Por quê?

Quem é organizada não vive sem listas, sem pastas, sem uma etiquetadora… muito menos sem uma agenda, talvez o mais básico dos itens…

O que mais?

Eu sempre tive agenda, desde adolescente… e sempre fui meio chata com isso, todos os anos eu fazia questão de procurar bem para escolher minha agenda, com a cara e inspiração do novo ano (nunca gostei de ganhar agenda de presente de fim de ano porque acho um objeto muito pessoal, para carregar durante o ano todo, e tinha que refletir o meu ano).

Já tive agenda pequena, média, grande, comprada, artesanal, com calendário fixo, com calendário móvel, em branco, já mudei a capa, etc… E este ano não foi diferente! (nem no quesito chatice)

Ano passado eu não tive agenda, e me senti meio desorganizada, com muito bilhetinhos espalhados por aí e sem resultado. Faz um tempo, comecei a seguir alguns blogs sobre organização (sim, sou organizada mais ainda tenho muito que aprender) e encontrei o método GTD (Get things done) do David Allen (fonte: Vida Organizada). Confesso que não fui estudar muito sobre o método, mas o pouco que eu li e pela liberdade que o método te dá para adaptar a cada realidade, deu para bolar a agenda desse ano. Não é uma agenda com datas e calendários, mas uma agenda para organizar a cabeça e as tarefas de forma mais eficiente, em forma de listas (que dúvida)! Eu escolhi separar em 4 seções básicas (o método sugere separar por subpastas, mas eu achei demais):

* INBOX (onde anoto tudo que vem na cabeça, ideias, lembretes, anotações do dia a dia);
* TO DO (lista de coisas que realmente precisam ser feitas, e que necessitam uma ação);
* BLOG (onde anoto ideias, comentários e informações para escrever aqui);
* ARQUIVO (com informações de consulta, como números de telefone, endereços, etc).

Eu tinha feito uma com formato arquivo (*feito: leia-se comprado um arquivo, trocado os papéis e personalizado a capa), com argola e folhas removíveis porque achei que seria prático para redistribuir o espaço entre as pastas, mas ficou muito trambolhudo e não me adaptei… então comprei esse caderno de espiral que vinha com as divisórias, dividi o caderno como achei melhor, etiquetei, refiz a capa (de bolinhas igual ao do formato arquivo) e coloquei o elástico para fechar bem e não perder os bilhetinhos. Ela é um pouco grande para levar em qualquer bolsa, mas eu super adorei o resultado!

Até a próxima semana! 😉

Esse post foi publicado em 52 objetos e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Objeto #33: Agenda

  1. itanedeborba disse:

    Eu tive algumas, abandonadas na segunda ou terceira folha…

Deixe um comentário

