Objeto #36: DNI

Hoje é sábado, dia de Projeto “52 Objetos“.

Objeto #36: DNI (Documento Nacional de Identidad)

Onde?

Na carteira, sempre comigo.

Por quê?

Porque esta semana (05/09) completou 2 anos que me mudei para Buenos Aires, e o DNI, mesmo sendo de estrangeiro, me permitiu muitas coisas durante este período.

O que mais?

Eu cheguei em Buenos Aires com a residência temporária carimbada no passaporte, mas não era o suficiente para viver aqui, eu ainda precisava fazer o DNI. É um trâmite relativamente fácil e demorado, desde que tenha todos os documentos necessários e muita paciência! (burocracia por aqui é o que não falta, muito pior que no Brasil).

Primeiro tive o DNI libreta (para estrangeiros, capa marrom). Antes a identidade era composta de 2 documentos: o tarjeta (cartão) e a libreta (livrinho), mas eu só tinha direito ao livrinho. Eu achava bem legal, pois a libreta era um documento pra tudo, tinha espaço para anotar mudança de estado civil, carimbar o comprovante de votação e a mudança de endereço (pois no documento diz o seu endereço). Para alguns trâmites, apenas a libreta era aceita como documento, nunca entendi muito bem porque, sendo que os dois documentos eram praticamente a mesma coisa. Agora mudaram o esquema e o Nuevo DNI tem novos elementos de segurança e só tem na versão cartão. Quando fui renovar meu documento, já fizeram o novo. Agora tenho o cartão e com residência “permanente” até 2028.

Até a próxima semana! 😉

Esse post foi publicado em 52 objetos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

