Asado argentino X churrasco brasileiro

Não é de hoje que a Argentina é famosa por suas carnes… e assim como os cortes da carne são diferentes, sua preparação também é… Eu não sou muito carnívora, então não tenho conhecimento suficiente para ficar comparando as carnes, mas confesso que sinto muita saudade de uma picanha suculenta, bife T como meu avô fazia ou um filé-mignon bem macio da mamãe… Hehe! Mas também gosto das carnes daqui, adoro um “ojo de bife bien jugoso”!

Bom, o asado argentino (sim, asado, porque “churrasco” pro argentino é bife feito na chapa) é feito na parrilla, a churrasqueira argentina.

Principais diferenças: no asado argentino, o fogo é feito do lado da grelha, e apenas as brasas vão pra baixo da carne, e a carne se assa bem lentamente. Por isso, a churrasqueira não tem aquele buraco pra baixo onde nós brasileiros “metemos fogo”. Também não tem espetos pendurados, é tudo feito na grelha mesmo. Na falta de um espaço físico de parrilla (uma churrasqueira propriamente dita), o asado é feito no chão mesmo, sem frescura.

Além disso, também tem a parillada, que é um tipo de asado típico da Argentina e Uruguai composto de vários cortes de carne e as achuras (vísceras). A tradicional parrillada traz: chorizo (linguiça), morcilla (o nosso chouriço, a linguiça de sangue), alguns pedaços de frango, um pedaço de carne de porco, e carne de vaca: vacío (vazio, ponta da costela), tira de asado (costela), e as achuras: riñon (rins), chinchulin (intestino) e molleja (timo).

Em restaurantes é apresentado em uma chapa quente, para 2 ou mais pessoas, normalmente acompanhado de batata frita e salada.

Eu confesso não ter coragem de provar as achuras, sempre fico com o frango e um pedaço de carne de vaca, mas há quem se desmanche por uma molleja bem macia…

Até a próxima! 😉
beijo beijo
Anúncios
Esse post foi publicado em Clássicos argentinos, Curiosidades, Menu do dia e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Asado argentino X churrasco brasileiro

  1. Melhor irmão do mundo disse:

    Meio que acho que conheço aquela churrasqueira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s