PASSEIO DE FINDE: 48h Open House & Arcor Dreams

Como eu sempre digo, Buenos Aires não para, e sempre tem alguma coisa pra fazer… Fim de semana passado rolou o 48h Open House e La Noche de las Librerías, e como eu tinha mil coisas para fazer, escolhi apenas visitar um dos prédios do 48h Open House, porque eu não ia ter tempo para o resto (de verdade! nunca fiz tanta coisa em um fim de semana só. oloko!).

E afinal o que é o tal do 48h Open House….. é um festival internacional de arquitetura na qual 60 edifícios de valor arquitetônico, que normalmente são fechadas ao público, estão abertos gratuitamente durante o fim de semana para visitação. Começou em 1992 em Londres, e Buenos Aires foi a primeira cidade da América Latina a participar desse festival.

Screen Shot 2013-12-06 at 12.33.59 AM

Eu escolhi ir no Palacio Barolo. Eles tem visitas guiadas semanalmente, nas segundas, quintas e sábados (ver aqui), mas queria aproveitar a vibe do dia do festival para ir visitar. Me organizei dentro do meu cronograma e corri pra chegar a tempo da visita das 11h, só que dei com os burros n’água, tinha que ter se cadastrado online e eu não sabia. Pedi pra mocinha simpática se eu podia pelo menos tirar foto do hall e ela deixou eu entrar.

O Palacio Barolo faz referência e homenageia a Divina Comédia de Dante Alighieri. Tem um estilo arquitetônico único, com uma mistura de neo-romântico, gótico, e com uma cúpula com estilo indiano da região Budanishar que representa o vínculo tântrico entre Dante e Beatriche, os protagonistas da Divina Comédia. Do seu farol no 22º andar se aprecia uma vista livre de toda Buenos Aires, e uma vista espetacular do Congresso e da Casa Rosada. O edifício, de cerca de 100 metros de altura, foi construído entre 1919 e 1923, pelo arquiteto Mario Palanti. É um marco histórico da cidade, declarado Patrimônio Histórico Nacional em 1997.

Fiquei com o gostinho na boca. Vou ter que voltar lá!

Saindo da minha visita frustrada e pensando como ia encarar meus próximos compromissos, lembrei que ia passar bem pertinho de um lugar que estava na minha lista de lugares para conhecer, o Arcor Center. Fiquei sabendo desse lugar num post antigo da Naiara (ver aqui, parece até que esse lugar esta aí para curar as frustrações…). E como bem disse a Naiara, “não é qualquer loja de doces”, é o sonho de qualquer formiga-humana!!!! *-*

Muitos tubos de balas e confeitos, além de muitos alfajores e outros doces… Queria me jogar ali dentro daqueles tubos!

Confesso que me controlei bastante e trouxe só um pacotinho da promoção leva 300g – paga 200g de balas sortidas para dividir com o Carlos.

O fim de semana foi corrido mas produtivo!

Mais info:
Lista dos edifícios que participaram do 48h Open House aqui.
O Palacio Barolo fica na Av. de Mayo 1370.
Informações sobre o Palacio Barolo aqui, e sobre as visitas guiadas aqui.
A loja da Arcor fica na Av. Corrientes 1335.
Arcor Center no facebook.
Esse post foi publicado em Eventos na cidade, Passeio de finde, Um pouco de tudo e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para PASSEIO DE FINDE: 48h Open House & Arcor Dreams

  1. Oi, Lu! Estive em Bue nos últimos dias e vi a fila para a visitação num prédio da Diagonal Norte. Quando ando por aí, rezo para não tropeçar, cair, etc…Não consigo parar de olhar para cima – amo os palácios e cúpulas! Bjs

  2. itaneborba disse:

    Sou fã de construções assim. Com uma máquina na mão, então…
    Na próxima também vou ao “Arcor Center”. Deve ser a “FAO Schwarz” das balas!!!

Deixe um comentário

