Feriado e curiosidades patriotas

Hola, qué tal?

Vamos tentar tirar um pouco da poeira desse blog (afff que vergonha! cada vez mais leitores e menos posts!). Tenho tantas ideias para escrever aqui, só me falta tempo, pois quero abraçar o mundo e fazer 324 atividades ao mesmo tempo. haha!

Bom, eu já tinha um post planejado com “curiosidades patriotas” e hoje me pareceu um dia perfeito, pois aqui é feriado, e um feriado super importante pros argentinos, 02 de Abril é o dia da Memória dos mortos na Guerra das Malvinas de 1982. Um tema delicado, emotivo e de grande importância para a nação argentina.

Islas Malvinas (Foto: Reprodução)

Resumidamente, para os que não conhecem a história, as ilhas Malvinas se localizam a sudeste da Argentina, no Oceano Atlântico. A Guerra das Malvinas foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982 pela soberania sobre estes arquipélagos austrais reivindicados em 1833 e dominados a partir de então pelo Reino Unido. A Argentina reclamou como parte integral e indivisível de seu território, considerando que elas encontram “ocupadas ilegalmente por uma potência invasora” e as incluem como partes da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul. O saldo final da guerra foi a recuperação do arquipélago pelo Reino Unido e a morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis das ilhas. Esse é apenas um pequeno resumo, existem muitos detalhes, histórias e sentimentos envolvidos…

E com esse clima de patriotismo de hoje, trago 3 curiosidades patriotas:

I. Hino nacional:

Segundo a Lei 25.636, todos os dias, à meia-noite, ao iniciar um novo dia, as redes de radio e cadeias nacionais de televisão devem começar suas emissões com a transmissão do hino nacional argentino.

II. Serviço militar:

Aqui na Argentina o serviço militar não é mais obrigatório, desde o Caso Carrasco, em 1994, quando Omar Carrasco foi morto enquanto cumpria o serviço militar obrigatório, em uma unidade militar localizada na cidade de Zapala, província de Neuquén. Depois da sua morte, pelos conflitos gerados  e seu impacto sociopolítico na Argentina, o recrutamento obrigatório foi suspendido.

Servicio militar (Foto: Reprodução)

 –

III. Escarapelas:

Em alguns “dias pátrios” os argentinos costumam usar as escarapelas na roupa, simbolizando sua homenagem e respeito pela história do país, principalmente nos feriados de 25 de Maio (Revolução de Mayo), 20 de Junho (Dia da Bandeira) e 9 de Julho ( Dia da Independência da Argentina).

Bom, é isso, como eu sempre digo,
outro país, outros costumes, outras tradições!
beijo beijo

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Clássicos argentinos, Curiosidades, Eventos na cidade e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Feriado e curiosidades patriotas

  1. Itané de Borba disse:

    É esse sentimento pátrio que está faltando cada vez mais do lado de cá da fronteira.

  2. Paulo Melo disse:

    Pessoal, algém sabe dizer se no feriado 20/06, será tranferido para a segunda feira seguinte, vi em um blog, que este tipo de troca sempre ocorre quando o feriado cai dia de quinta ou sexta. Algué pode confirmar?

    • luanadeborba disse:

      Olá Paulo, obrigada pela visita!
      O feriado do dia 20/06 não vai ser transferido.

      É verdade que alguns feriados são transferidos para a segunda-feira seguinte (chamados “feriados trasladables”) para que as pessoas possa aproveitar com o fim de semana, incentivando que viajem e façam circular a economia.

      Você pode verificar os feriados nessa página: http://servicios.lanacion.com.ar/feriados/2014

      um abraço,
      Luana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s